A Companhia Municipal de Transportes Coletivos CMTC (Mobi-Rio) está preparando uma licitação para definir a empresa de OOH que comercializará publicidade nos ônibus da frota municipal.
A autorização para a preparação do edital foi publicada na edição de quarta-feira, 30/08, do Diário Oficial do Município, assinada pela presidente do órgão, Cláudia Secin.
Segundo informações da internet, o Rio teria, atualmente, 220 ônibus articulados no sistema BRT nos três corredores do sistema: Transoeste, Transcarioca e Transpolímpica.
Eles transportam 950 mil passageiros por dia. Mas a previsão da Prefeitura do Rio é ter mais de 560 em circulação até 2024.
Insegurança jurídica
Em conversa com lideranças do setor de OOH do Rio de Janeiro, a preocupação com a licitação é a insegurança jurídica com que as empresas de mídia exterior têm vivido, com a demora na aprovação, na Câmara dos Vereadores — já vai para dois anos desde o lançamento –, do Projeto de Lei Complementar nº 57/2021, que pretendia modernizar a regulamentação da publicidade em mídia exterior na cidade do Rio de Janeiro.
“Como garantir que a gente pague o valor e amanhã a municipalidade não mude de opinião sobre poder exibir busdoors no BRT?”, perguntou um dirigente.
De acordo com a assessoria de comunicação da Mobi-Rio, a expectativa é que o edital que formalizará a disputa — e, espera-se, que esclareça as dúvidas — possa estar no ar em até duas semanas, a partir desta autorização da cúpula do órgão.